Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PREVISÃO DE CHUVAS ESTE ANO PARA O NORDESTE.

Primeiro trimestre de 2012 terá chuvas acima do normal







Os primeiros meses de 2012 serão de chuva, nas regiões norte e nordeste, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A previsão elaborada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e centros estaduais indica maior probabilidade de chuva na categoria acima do normal no norte da região Norte e norte da região Nordeste.

De acordo com a previsão, apenas no centro-sul do Rio Grande do Sul as chuvas devem se situar entre as faixas normal, com 40% de probabilidade, e abaixo da normal, com 35% de probabilidade. Contudo, não se descartam condições de excesso de chuva em áreas das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste sob influência do sistema conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

As temperaturas devem continuar normais na maior parte do país no decorrer do trimestre, com possibilidade de valores ligeiramente abaixo da normal nas áreas onde há possibilidade de chuvas acima da normal.

As condições de La Niña na faixa equatorial do Pacífico devem persistir até o início de 2012. Informações adicionais sobre as condições oceânicas e atmosféricas globais e a situação da chuva em todo o Brasil podem ser encontradas em

FONTE INPE.

     mais informaçoes. http://www.infoclima1.cptec.inpe.br/



                                    

 LIO DE SOUZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário